22 de mar. de 2011

Fotógrafo Nélio Rodrigues



Tive a oportunidade de conhecer o Fotógrafo Nélio Rodrigues que me encantou com as suas histórias de mais de 30 anos de carreira. Ele passou suas dificuldades e como era seu desejo de trabalhar com os fatos. Serviu de incentivo a muitos que o ouviram.

O fotógrafo nos contou a importância de, muitas vezes, não ter a imagem, mas ter a informação. Ele destacou esse fato colocando que, muitas vezes, se tem um ótimo equipamento, mas sem a informação, de nada valerá se perder um fato. A imagem baseada em uma informação nos permite todo um contexto diferente, um olhar a mais do leitor. No jornalismo, não basta apenas ter uma imagem bonita, mas também é importante que ela diga algo importante.

Ele expôs uma questão que me chamou a atenção, no que diz respeito ao cuidado com o olhar e a espera por um momento exato na fotografia. Assim era nos tempos em que era preciso trocar os filmes. Hoje, na era digital, não há tanto essa preocupação. Mas do meu ponto de vista, um fotógrafo sempre vai se destacar quando procurar um olhar diferenciado.

“No jornalismo não existe o antigo e o novo, existe a história”. Essa foi a sua frase que mais me chamou a atenção e, talvez seja ela que me motive para trabalhar com a fotografia. Meu desejo é deixar registrado o meu olhar sobre os fatos, e através da fotografia, vejo a possibilidade de eternizá-lo.

Muito bom poder ouvir histórias de alguém que queremos seguir. Um profissional excelente com olhar diferenciado e apurado e uma humildade e simplicidade ao falar de uma brilhante carreira. 

Para conhecer mais visite o blog de Nélio Rodrigues.





Um comentário:

Elisandra Amâncio disse...

Olá Camila, tudo bem? Respondi seu comentário lá no meu blog! Que conhecidência! Estávamos no mesmo ambiente e nem poderia imaginar que estaria lá!

O Ricardo é um amigo de longa data, geralmente quando vem à BH me avisa para ir vê-lo. Não sei como chegou naquele blog (não faço divulgação dele geralmente), mas confesso que fiquei feliz com seu comentário.

Fique à vontade para voltar sempre. A propósito, gosto muito das fotos do Nélio Rodrigues, já vi alguma fotos aéreas que ele fez de BH. Não sabia que ele ministrava palestras sobre fotografia. Muito bom!